quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Brasília…

Imagem do mapa

Faz um tempo, o Anderson, amigo, jornalista e blogueiro lá de Maringá-PR, me pediu prá contribuir num blog que ele havia criado. Eu tinha acabado de voltar pro Planalto Central depois de uma temporada em Sampa e ele queria que eu, como Brasiliense (que não sou, vamos deixar claro), escrevesse sobre a Capital de um ponto de vista político-não-político.

Como é, Andhye? Explica.

Ah Luciana, eu queria que as pessoas que não são daí tivessem uma visão menos politizada de Brasília apesar desta ser uma cidade de política.

Eu até aceitei a proposta do guri, eu tava semi-desempregada e com bastante tempo livre, mas acho que escrevi um post, no máximo. Eu tinha acabado de chegar aqui, depois de 5 anos fora, tinha acabado de me separar e estava odiando tudo e todos, quem não dirá esta cidade que nunca foi das minhas, a favorita.

Eu não conseguia ver Brasília como um lugar prá se viver, eu não tava nem aí pro que estava acontecendo ao meu redor, pro que havia mudado por aqui e pro fato de que a cidade tinha virado gente grande. Não encontrei, e nem tentei procurar inspiração.

Hoje, penso que se me dessem novamente esta missão de escrever para um blog jornalístico sobre a vida comum na cidade, eu conseguiria. Tudo bem que continuo nem um pouco apaixonada por esta cidade perdida no meio de um quase nada, mas eu reaprendi a observar e apreciar mais o que me cerca e descobri que Brasília nos oferece o que toda cidade normal tem, do trivial ao luxo (ou quase luxo já que ainda espero um dia ver os malditos helicópteros particulares voando sobre minha cabecinha).

Brasília é… aceitável. Brasília se esforça prá ser alguma coisa e consegue resultados. Brasília cresce, firme e forte, com mais cultura, lazer, trabalho, itens de consumo e estas coisinhas que o povo daqui sempre reclamava que nunca tinha. Brasília continua uma cidade de política em cada esquina e cada mesa de boteco, continua um mar de funcionários públicos, uma cidade cheia de gente que veio do litoral e morre com a falta de uma praia, se contentando em olhar o céu enquanto caminha no parque.

Mas Brasília é até legal, vai. Deve ter lugar pior, com certeza.

Um comentário:

  1. Ufa, amiga!!! Isso já é um começo... rsrsrs. Fiquei feliz em ler seu post. Bjs.

    ResponderExcluir

Devaneie você também!